Acupuntura, a técnica milenar chinesa que cura corpo e mente


Resultado de imagem para ACUPUNTURA MILENAR CHINESA

Acupuntura, a técnica milenar chinesa que cura corpo e mente A acupuntura, originária da medicina tradicional chinesa, é muito mais que uma simples ferramenta alternativa. Na verdade, esta técnica conhecida por fazer uso de agulhas, foi designada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um método de tratamento complementar. Há muitas pessoas curiosas pela acupuntura, ainda que sejam poucas as que realmente conhecem esta técnica milenar que garante tratar maleitas psicológicas e físicas. O que é a acupuntura? acupunturaA acupuntura baseia-se na diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo (chamados «acupontos») com o objetivo de conseguir efeitos terapêuticos para cada caso particular. A colocação das agulhas nos acupontos será feita de forma cuidada e planeada, distribuindo-se sobre as chamadas linhas meridianas chinesas ou canais, por forma a permitir precisamente uma atuação precisa nas patologias ou nos problemas tanto de foro físico como psicológico ou emocional. 

 O que trata a acupuntura? Em 1979, a OMS publicou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com tratamentos à base da acupuntura. Na verdade, quase todas as patologias podem ser tratadas e acompanhadas por esta técnica chinesa, sendo que se podem reconhecer resultados excepcionais em, por exemplo, doenças de foro: Físico (distensões musculares, dores lombares, ciática, fibromialgia e artrite reumatoide…) Dermatológico (como acne, micoses, eczemas, herpes e psoríase…) Pulmonares e respiratórias: (gripes, amigdalites, asma e bronquite…) Cardíaco (híper ou hipotensão, angina de peito e neurose cardíaca…) Intestinal (cólicas, náuseas, diarreia, gastrites e úlceras…) Renal (cólicas, incontinência e infeção renal…) Nervoso (enxaquecas, neuralgia, arteriosclerose e AVC…) Psíquico (depressão, insónias, esquizofrenia e ansiedade…) As patologias tratam-se apenas com a acupuntura? 

 A acupuntura pode tratar bastantes casos sem necessidade de qualquer complemento medicinal. Adicionalmente, este método pode recorrer, alternativa ou complementarmente, a outras técnicas, como a moxabustão, a auriculoterapia e a eletroacupuntura. 

Quais as diferenças entre as técnicas que complementam a acupuntura? 

A Eletroacupuntura tem a acupuntura como base, aplicando também as agulhas em pontos pré-definidos do corpo – a diferença principal assenta no fato de as agulhas estarem ligadas a aparelhos elétricos que transmitem estímulos aos pontos marcados. 

Sendo muitas vezes utilizada também como anestesia, a Eletroacupuntura é normalmente aplicada em pessoas que apresentam lesões graves ou dores muito fortes. A Moxa Acupuntura remove bloqueios de energia que obstruem o fluxo dos meridianos através de um aquecimento profundo. Esta técnica pretende eliminar a humidade e o frio que provocam disfunções no organismo, contribuindo para uma harmonia orgânica e, logo, para a remoção das patologias detetadas. A Auriculoterapia baseia-se na ideia de que a orelha é um microssistema que permite o diagnóstico e o tratamento de diversas patologias. Assim, as agulhas são colocadas diretamente nas orelhas, nos pontos que se acredita atuarem diretamente nos problemas de cada paciente. A acupuntura apresenta alguma inovação moderna? A acupuntura, apesar de ser uma técnica milenar, tem vindo a seguir os avanços da medicina e daquilo que se conhece do organismo humano. Na clínica Génese do Tempo pode encontrar uma das maiores inovações atuais: a Laser Acupuntura, que consiste na estimulação dos pontos-chave com um laser de baixa intensidade. Na Laser Acupuntura, o laser de baixa intensidade tem um comprimento de onda de 660 nm (vermelho) que apenas faz sentir uma ligeira sensação de calor na pele – no entanto, ele permite uma alta penetração nos pontos de acupuntura, facilitando o processo de tratamento (sem que o aparelho entre nunca em contato com o corpo do paciente, e com um feixe de laser visível que não causa quaisquer danos na pele). A Laser Acupuntura promove a biomodulação, a analgesia e a anti-inflamação, existindo estudos que comprovam, por exemplo, resultados de grande sucesso em casos de artroses e da qualidade de vida de pacientes que sofrem desta patologia. Como se pode perceber, a acupuntura é muito mais que uma simples técnica. É um verdadeiro caso de sucesso para a maior parte das patologias, podendo oferecer resultados que, pela rapidez e eficácia, muitas vezes são difíceis de alcançar com outro tipo de tratamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas