Vc sabia que o gás de cozinha não tem cheiro?

Certa vez , nos meus tempos de radialista fiz uma reportagem sobre o GLP e fiquei sabendo que aquele cheiro é de umas substancias com cheiro desagradável, para identificar vazamentos .
Em seu estado natural, GLP (propano e butano) e gás natural (metano) são todos inodoros, ou seja, não possuem o cheiro de gás caracteristico. No entanto,o cheiro que o gás possui é um aditivo chamado MERCAPTANO que é inserido alertar as pessoas do risco decorrente.
POR QUE AVISAR?
Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo à sua volta. Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.
O cheiro do gás não só deve ser perceptível por qualquer pessoa, mas também ser suficientemente desagradável e exclusivo para chamar a atenção e não ser confundido com qualquer outra coisa.
Além disso, os odores precisam atender a alguns outros requisitos. Eles não podem ser tóxicos, devem ser resistentes a serem absorvidos pelo solo, não devem reagir quimicamente e não devem evaporar muito rapidamente (para evitar que seu olfato se acostume com o cheiro).

Comentários
Postar um comentário