Primeiro Pastor brasileiro foi um padre

Este blog, apresenta a história de José Manoel da Conceição, primeiro pastor presbiteriano brasileiro. Inicialmente consagrado padre, Conceição logo passou a ser conhecido como "padre protestante", devido ao seu estilo de trabalho e idéias religiosas, que o levaram a freqüentes transferências pela Igreja Católica, preocupada em evitar que ele conseguisse adeptos.

Por meio de artigos de diversos autores, entre eles o professor Antônio Máspoli, doutor em Ciências da Religião, e diretor da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Cláudio Lembo, reitor da Universidade, são abordados tópicos como raízes e perspectivas do presbiterianismo, suas origens externas e inserção no Brasil, no período de 1859 a 1910.
Assinam ainda artigos o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutor Osvaldo Henrique Hack; o reverendo Alderi Souza de Matos, doutor em História da Igreja pela Escola de Teologia da Universidade de Boston e historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil; Antonio Gouvêa Mendonça, do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Metodista e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo; o Prof. Dr. Carlos Guilherme Mota, historiador, professor titular da USP e professor do programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e o reverendo Guilhermino Cunha, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Um desafio ao leitor, de conhecer as raízes da Igreja Presbiteriana no Brasil, assim como suas contribuições para o país; este é o objetivo de José Manoel da Conceição -
O Primeiro Pastor Presbiteriano. Um desafio magistralmente conduzido por personalidades atuantes dentro da Igreja Presbiteriana do Brasil que, devido aos estudos e reflexão constantes, possuem o conhecimento necessário para falar daquele que, como bem lembrou o reverendo Osvaldo Henrique Hack, "desafiou a Igreja Católica Romana quanto às suas doutrinas e abalou a nascente Igreja Presbiteriana quanto aos métodos evangelísticos de propagação da fé reformada calvinista em solo brasileiro".


Comentários
Postar um comentário