Primeiro Pastor brasileiro foi um padre

Resultado de imagem para religião

Este blog, apresenta a história de José Manoel da Conceição, primeiro pastor presbiteriano brasileiro. Inicialmente consagrado padre, Conceição logo passou a ser conhecido como "padre protestante", devido ao seu estilo de trabalho e idéias religiosas, que o levaram a freqüentes transferências pela Igreja Católica, preocupada em evitar que ele conseguisse adeptos. 
Resultado de imagem para José Manoel da Conceição, primeiro pastor presbiteriano brasileiro.
Sem apoio dentro da sua própria Igreja, José Manoel da Conceição passou a buscar a leitura de obras protestantes, além de aproximar-se de grupos de imigrantes que refletiam novas idéias políticas e cristãs, coincidentes com aquelas que ele alimentava e queria difundir. É esta trajetória central de José Manoel da Conceição - O Primeiro Pastor Presbiteriano. 

Por meio de artigos de diversos autores, entre eles o professor Antônio Máspoli, doutor em Ciências da Religião, e diretor da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Cláudio Lembo, reitor da Universidade, são abordados tópicos como raízes e perspectivas do presbiterianismo, suas origens externas e inserção no Brasil, no período de 1859 a 1910. 

Assinam ainda artigos o chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutor Osvaldo Henrique Hack; o reverendo Alderi Souza de Matos, doutor em História da Igreja pela Escola de Teologia da Universidade de Boston e historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil; Antonio Gouvêa Mendonça, do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Metodista e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo; o Prof. Dr. Carlos Guilherme Mota, historiador, professor titular da USP e professor do programa de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e o reverendo Guilhermino Cunha, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. 

 Um desafio ao leitor, de conhecer as raízes da Igreja Presbiteriana no Brasil, assim como suas contribuições para o país; este é o objetivo de José Manoel da Conceição - 

O Primeiro Pastor Presbiteriano. Um desafio magistralmente conduzido por personalidades atuantes dentro da Igreja Presbiteriana do Brasil que, devido aos estudos e reflexão constantes, possuem o conhecimento necessário para falar daquele que, como bem lembrou o reverendo Osvaldo Henrique Hack, "desafiou a Igreja Católica Romana quanto às suas doutrinas e abalou a nascente Igreja Presbiteriana quanto aos métodos evangelísticos de propagação da fé reformada calvinista em solo brasileiro".

Comentários

Postagens mais visitadas