Qual a altitude máxima que voa um avião comercial?

Resultado de imagem para avião lufthansa 2 andares
A altitude escolhida para os vôos comerciais não tem apenas como limite a capacidade do avião, também são feitos cálculos que normalmente estão relacionados a distância e tempo de vôo. Quanto mais alto for o vôo, menos combustível o avião consome. Para que isso seja bom a distância a ser voada deve ser suficiente para que o combustível gasto para chegar até aquela altura compense o tempo que o Vôo terá gastando menos la no alto. Outra limitação é a altitude das aerovias (estradas imaginárias balizadas por sinalizadores em solo) e seguidas por instrumentos no avião. 

A maioria dos vôos comerciais realizados por jatos ( Foker 100, B-737, B747, Airbus 319,320 etc.) costumam voar aprox a 30.000 pés em relação ao nível médio do mar, variando um pouco para mias ou para menos, respeitando as normas de aviação. Isto equivale a aprox. 9 Km. Em vôos mais longos ou quando a situação for conveniente (direção dos ventos, tráfico de outras aeronaves) esta altitude pode ser de 42.000, 45.000 - aprox.13 Km de altitude. 


Para aviões turbo hélice (composto de jato com uma hélice) Ex Focker 50, ATR, Brasília, que normalmente são mais adequados para vôos de médio alcance, a altitude normalmente utilizada está em torno de 20.000 pés - aprox. 6 Km de altitude. Esta é uma altitude que está mais sujeita a ocorrência de formações meteorológicas ( núvens, chuva, Etc. ) Para voar a estas altitudes o avião precisa ser pressurizado para permitir que respiremos normalmente no interior da aeronave. 

Apartir de 14.000 pés já fica difícil respirar sem a ajuda deste equipamento. O ar é injetado dentro da cabine e é retirado de compressores que sugam o ar utilizado na propulsão dos motores. O Võo ocorre como se estivesse a 10.000 pés.

Cada modelo de aeronave tem um limite de altitude, e esse limite depende praticamente da potência do motor. Monomotores, por exemplo, são os aviões menos potentes do mundo. O popular modelo agrícola Ipanema, da Embraer, chega a atingir 938 metros de altura. Já a maior altitude registrada foi de um potente supersônico militar soviético modificado, o MIG-25 'Foxbat': em 1977, o piloto Alexandr Fedotov subiu a 37 quilômetros na atmosfera - um recorde na aviação mundial. 

A potência do motor é que vai indicar até que altura um avião chega: monomotores, por exemplo, são os aviões menos potentes do mundo. O Ipanema, da Embraer, chega a atingir 938 metros de altura. Já a maior altitude registrada foi de um supersônico militar soviético que subiu a 37 quilômetros. A média dos aviões comerciais voa entre 10 e 12 km de altura

Comentários

Postagens mais visitadas