Em 2014 haviam quase dez mil emissoras de Rádio no Brasil

Além de números sobre as emissoras, as informações incluem também nomes de sócios e dirigentes de cada veículo.
A composição acionária passou a ser divulgada para que tanto a sociedade como o setor produtivo possam acompanhar o quadro da radiodifusão no País. “Isso significa mais transparência. Com essa divulgação, qualquer pessoa pode verificar dados sobre o setor.
As informações são públicas, já que se trata de concessões, autorizações e permissões abertas a toda entidade interessada que tenha o perfil para explorar o serviço”, diz o diretor-substituto do Departamento de Outorgas do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti. O levantamento é elaborado pela Secretaria de Comunicação Eletrônica do ministério. As listas mostram, ainda, detalhes sobre a distribuição de rádios e TVs por estado e especificam números de emissoras por serviço realizado. É um raio-x que revela, por exemplo, que há 1.501 rádios FM, 66 rádios operando em ondas curtas, 1.583 em ondas médias e 72 em ondas tropicais. Entre as TVs comerciais, há 6.197 retransmissoras, 272 geradoras e 39 que transmitem o sinal digital. As emissoras educativas somam 243 estações: 164 rádios e 79 TVs.
Para facilitar a consulta em cada estado, o ministério elaborou, ainda, um mapa que permite verificar o número de emissoras licenciadas por município. Basta clicar na unidade da Federação desejada que o usuário é direcionado a três relações diferentes, com rádios e TVs educativas, comercial e comunitárias.

Comentários
Postar um comentário