Pular para o conteúdo principal
"A Guerra do Pente"
Fiz parte de minha reabilitação de neuroplasticidade muscular em Curitiba , fiquei lá por quase dez anos , um dia li um artigo interessante ocorrido na capital paranaense que ficou conhecido por "A Guerra do Pente" um protesto que teve início em 8 de dezembro de 1959 na cidade de Curitiba.
O então governador do Estado Moyses Lupion iniciou uma campanha para aumento da arrecadação tributária chamada de "Seu Talão Vale um Milhão". A promoção consistia em juntar comprovantes fiscais de compra no valor de três mil cruzeiros e trocar por um cupom que daria o direito ao sorteio de um milhão de cruzeiros.
No dia 8 de dezembro de 1959 o Subtenente António Tavares da Polícia Militar do Estado do Paraná comprou um pente pelo valor de quinze cruzeiros e exigiu o comprovante do comerciante libanês Ahmed Najar. Houve uma discussão entre eles e o comerciante fraturou a perna do Subtenente. Estava iniciado o conflito.
Cento e vinte lojas de árabes, judeus, italianos e brasileiros mas todos conhecidos como "turcos" foram depredadas. Algumas delas totalmente destruídas.
Todos os jornais, revistas, além da rádio registraram o acontecimento do primeiro dia e a espontaneidade com que tudo se iniciara.
A revolta atingiu as lojas do centro da cidade, bares, bancas de revistas e carrinhos de pipoca, órgãos públicos como COAP (Comissão de Abastecimento e Preços); DFDG (Delegacias de Falsificações e Defraudação em Geral); Chefeatura de Polícia; Biblioteca Pública do Paraná; Edifícios do IPASE e a Agência do IAPC.
Comentários
Postar um comentário