Torquato Pereira de Araújo Neto

Resultado de imagem para torquato neto
Torquato Pereira de Araújo Neto. Jornalista, letrista, agitador cultural e poeta brasileiro. Nasceu a 9 de novembro de 1945, Em Teresina Piauí. Morreu no Rio de Janeiro a 9 de novembro de 1972. Filho único de um promotor influente de Teresina, estudante interno e depois externo no Colegio Marista, em Salvador, encontrou-se com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Jose Carlos Capinam, no teatro Vila Velha. Indo para Sao Paulo, iniciaram parcerias, participando com o grupo de vários festivais durante os quais inventaram o Tropicalismo. 

 Nessa época de extrema repressão política e social, escreveu letras para musicas como: "Aqui é o fim do Mundo", "Dia D", "Geléia Geral" entre outras. 
Resultado de imagem para torquato neto
 Com Gilberto Gil compôs sucessos como, "Louvação", "Domingou", "Zabelê", "A Rua" ou "Encarnada" em que dividiu a autoria com Geraldo Vandré. Com Caetano Veloso compôs ""Mamãe Coragem"; "Deus vos salve a casa Santa", "Ai de mim"; "Copacabana", "Nenhuma Dor". Com Edu Lobo: "Pra Dizer Adeus", "Lua Nova", "Veleiro". Com Jards Macalé: "Lets Play That. Com Carlos Pinto: "Todo dia é dia D". E "Três da Madrugada". Ainda que estivesse integrando à música e à poesia tropicalistas, atuou na imprensa, militando nos jornais, Correio da Manhã, Presença, Jornal da Tarde, Veja e no jornal revolucionário chamado Sol. 

No início da década de 70 dedicou-se ao jornalismo diário, colaborando com a crônica intitulada "Geléia Geral" na Última Hora, jornal de Samuel Wainer e de onde surgiria seu único livro postumo: "Os Últimos dias de Paupéria", organizado pelo poeta Wally Salomão e Ana Maria Silva de Araújo Duarte, sua viúva. Alcoólatra, de temperamento difícil, teve varias crises emocionais, consideradas pelos seus terapeutas como "surtos psicóticos". 

Devido a essa patologia foi internado oito vezes em hospitais psiquiátricos do Piauí e do Rio de Janeiro, incluindo o hospital de Engenho de Dentro, de Nise da Silveira. Tentou-se suicidar por quatro vezes e ao final, nem família e nem amigos conseguiram conviver com seus humores. 

 Afastado dos colegas tropicalistas compôs seus últimos trabalhos com músicos iniciantes, como João Bosco, Luiz Melodia e Geraldo Azevedo, contudo, apesar de ter uma produção pequena, queimou quase todos os originais.Aos 28 anos, no dia do seu aniversário, após longa conversa com sua ex-esposa, deprimido, trancou-se no banheiro, vedou a porta e a janela com lençóis, abriu o gás do chuveiro e se matou asfixiado. Na ocasião deixou o seu último poema, chamado "Fico". 
  

Resultado de imagem para torquato neto


  Fico 
 FICO. Não consigo acompanhar a marcha do 

 progresso de minha mulher ou sou uma grande múmia que só pensa em múmias mesmo vivas 
e lindas feito a minha mulher na sua louca disparada para o progresso. Tenho saudades como os cariocas do tempo em que eu me sentia e achava que era um guia de cegos. 
Depois começaram a ver e enquanto me contorcia de dores o cacho de banana caía. De modo que FICO sossegado por aqui mesmo enquanto dure. 
Ana é uma SANTA de véu e grinalda com um palhaço empacotado ao lado. 
 Não acredito em amor de múmias e é por isso que eu FICO e vou ficando por causa de este amor. 
Pra mim chega! Vocês aí, peço o favor de não sacudirem demais o Thiago. Ele pode acordar.

Comentários

Postagens mais visitadas